Guia Costa Verde - Turismo e Imóveis.
Guia Costa Verde
Anuncie e divulgue sua empresa!
Voltar | Anúncios | Cadastros | Contatos | Divulgação
Ilhabela - SP
História e Cultura
Home > Ilhabela - SP > História e Cultura

   

Parte das ilhas que integram o arquipélago de Ilhabela já era habitada muito antes da chegada dos primeiros europeus ao Brasil. Pesquisas arqueológicas realizadas pelo Projeto Arqueológico de Ilhabela já identificaram no território do município 14 sítios arqueológicos pré-coloniais, ou seja, locais que foram ocupados por seres humanos antes de 1500.

Treze desses sítios – descobertos nas ilhas de São Sebastião, dos Búzios e da Vitória – são o que os especialistas denominam “acampamentos concheiros”; que foram habitados – acredita-se que desde o ano 2.000 antes de Cristo – por “homens pescadores coletores do litoral”, indígenas assim denominados porque não dominavam a agricultura e nem a produção de cerâmica, vivendo apenas do que encontravam na natureza, especialmente animais marinhos.

Um outro sítio arqueológico pré-colonial foi localizado na Ilha de São Sebastião, no bairro do Viana, graças à existência no local de farto material cerâmico; o que permitiu determinar que ali existiu uma aldeia indígena do tronco lingüístico macro-jê. Recentes pesquisas laboratoriais comprovam que esses indígenas viveram ali há cerca de 590 anos.

Milhares de fragmentos arqueológicos já foram recolhidos e integram o acervo do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Ilhabela.

Fonte e Maiores Informações:
Prefeitura de Ilhabela

   

 Página inicial!
Veja como anúnciar!

Venha conhecer a Costa Verde do Brasil, uma das mais belas regiões de nosso litoral brasileiro,
localizado ao Norte do Litoral Paulista e ao Sul do Litoral Fluminense.

 
© 2004 - 2017 Copyright - GUIA COSTA VERDE - Direitos Reservados.