Guia Costa Verde - Turismo e Imóveis.
Guia Costa Verde
Anuncie e divulgue sua empresa!
Voltar | Anúncios | Cadastros | Contatos | Divulgação
Ubatuba - SP
História e Cultura
Home > Ubatuba - SP > História e Cultura

   

Ubatuba é considerada o paraíso ecológico do Litoral Norte paulista, pois nos encanta com suas riquezas naturais e sua gente simples, carismática e cheia de histórias surpreendentes.
Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da região de Ubatuba. Eram excelentes canoeiros e viviam em paz com os índios do planalto, até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios, com o intuito de colonização.
Naquela época Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig e passou a categoria de vila somente em 1554.
Travou-se uma batalha diplomática fundamental para se decidir o futuro do Brasil, pois os portugueses e franceses disputavam essa região.
Os franceses eram apoiados pelo seu Rei Henrique II e pelos índios Tupinambás, sendo que para conquistar essas terras, precisavam enfrentar o poderio militar português, que na época era muito forte.
Os portugueses mantinham relações de amizade com os Tupiniquins e com a prisão do chefe Tupinambá Aimberê,que depois de ter sido condenado a morte conseguiu escapar, tornando-se um dos maiores inimigos da Coroa.
Os Tupinambás, sob o comando de Cunhambebe, fizeram aliança com outras tribos, de Bertioga a Cabo Frio, para lutar contra o domínio lusitano.
Os Tupinambás e Tupiniquins organizaram-se, formando a “Confederação dos Tamoios” e passaram a enfrentar os portugueses (Tamoio é uma palavra da língua falada pelos Tupinambás, que significa “o mais antigo, o dono da terra”, portanto a Confederação era a união dos índios, verdadeiros donos da terra).
Para evitar o conflito, os portugueses convocaram, em 1563, uma dupla de negociadores, os Jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta.
A história de Ubatuba começa em 1563, quando o Padre Anchieta promove junto aos índios liderados por Cunhambebe, a chamada Paz de Iperoig, que impediu os silvícolas de destruir as Vilas de São Paulo e São Vicente.

Fonte e Maiores Informações:
Fundart - Prefeitura de Ubatuba

   

 Página inicial!
Veja como anúnciar!

Venha conhecer a Costa Verde do Brasil, uma das mais belas regiões de nosso litoral brasileiro,
localizado ao Norte do Litoral Paulista e ao Sul do Litoral Fluminense.

 
© 2004 - 2017 Copyright - GUIA COSTA VERDE - Direitos Reservados.